quinta-feira, 9 de setembro de 2010

ÁRABES

ÁRABES- " Um  recadastramento histórico "

No século VI, os árabes viviam espalhados pela península Arábica. Esse território é formado, na maior parte, por deserto, com poucas áreas próprias para o cultivo.
Organizados em tribos independentes e rivais. Adoravam centenas de ídolos de pedra, que se encontravam no santuário chamado Caaba, existente na cidade de Meca.


Os árabes estavam unidos apenas por certa semelhança de idioma e pela crença em ancestrais comuns, mantida pela tradição oral.
Não estavam unificados por um governo comum.
Havia diversos reinos, e cada tribo tinha seu próprio comando e suas próprias leis.
Isto aconteceu até o advento do Islamismo.

SÓ ALÁ É DEUS, E MAOMÉ É O SEU PROFETA


Condutor de caravanas durante grande parte da vida.
Maomé teve oportunidade de viajar para regiões distantes, entrar em contato com outros povos, conhecer outras culturas e outras religiões.
Por volta dos 40 anos de idade, a vida de Maomé passou por uma profunda transformação.
E ele começou a ter visões nas quais um anjo chamado Gabriel aparece e lhe transmitia os ensinamentos de Alá ( Deus , na língua árabe ).

Foi assim que nasceu o Islã, que provocou uma completa transformação na maneira de viver do árabes.
Só Alá é Deus e Maomé é o seu profeta, este princípio monoteísta foi pregado por Maomé em Meca ao denunciar a idolatria.
As tribos do deserto o seguiram. E a Arábia foi unificada sob os princípios da nova religião chamada ISLAMISMO.
O Islamismo, criado por Maomé, não é original.
É um conjunto de elementos de crenças religiosas dos árabes e de outros povos, tais como, judaísmo, maadeísmo, cristianismo contribuíram para a formação maometana.
Maomé, ameaçado pelos opositores de Meca fugiu para a cidade de Iatrebe, depois chamada Medina. Esta fuga ocorrida no dia 16 de julho de 622, marcou o inicio do calendário maometano  

OS CINCO PILARES DO ISLÃ

1-Afirmar que "Ala" é o único Deus e Maomé o seu profeta
2-Orar cinco vezes ao dia, voltado para Meca. Embora possa orar sozinho, recomenda-se que  o fiel o faça em grupo, na mesquita
O templo do muçulmano é a mesquita, assim como o cristão é a igreja ( muitos cristãos cristãos usam apenas o termo " templo ") e o do judeu é a SINAGOGA.
Em geral , a mesquita é formada por um pátio central, ao ar livre, cercado de um espaço coberto. Nela, os crentes se posicionam em filas, voltados para Meca, e fazem as orações,guiados pela voz de um imame ( ou imã) - que é quem dirige a oração.Do lado de fora, num dos cantos da mesquita fica uma torre alta, denominada minarete. Eele foi inspirado nas torres das igrejas católicas e tem função semelhante, chamar os fiéis para as orações, no alto do minarete, em vez de sinos, é a própria voz do muezim que convoca os muçulmanos às cinco orações diárias.

O PARAÍSO SE ENCONTRA SOBRE A SOMBRA DA ESPADA
"O paraíso se encontra sobre a sombra da espada, esta frase de Maomé anuncia a guerra santa pregada por Maomé contra os infiéis, visando a estabelecer UM SÓ PROFETA, UMA SÓ FÉ PARA TODO MUNDO.
De acordo com o Islã, o JIHAD, isto é, o "esforço" pela causa de Deus, só em certas situações deve ser feito com armas, isto é, na forma de uma guerra.
Isso só ocorre quando é preciso defender, o Islã ou quando se considera necessário libertar as pessoas de governos que impeçam de conhecer a palavra de Deus.
O JIHAD pode ser uma luta do indivíduo consigo mesmo, contra inclinações que o desviem do que se considere o bom caminho."

3-Dar esmolas espontâneamente. Segundo o Islã, quem tem muito deve dar aos que não têm.
4- Jejuar no mês de Ramadã. Durante esse mês, é praticado o jejum todos os dias, do alvorecer até o começo da noite. Os muçulmanos acreditam que no Ramadã Maomé recebeu as primeiras revelações do Corão
5-Se tiver meios para isso, o fiel deve perenigrar a Meca pelo menos uma vez na vida e orar na Caaba.


''.....ALÁ CAUSA A PERDA DE QUEM QUISER E GUIA AQUELES QUE DESEJA, E NINGUÉM CONHECE OS EXERCÍTOS DO SENHOR A NÃO SER ELE PRÓPRIO. O DESTINO DE TODOS OS HOMENS DEPENDE DELE....."
Este é um trecho do CORÃO, cujos capítulos foram reunidos pelo amigo, sogro e sucessor de Maomé ; ABÚ BAKR.

O calendário islâmico, por ser lunar, dura apenas 354 dias. Por causa disso, o Ramadã muda constantemente de data, se comparado com o calendário cristão

O CORÃO
O livro sagrado dos muçulmanos é o CORÃO, OU ALCORÃO.
Esse livro foi feito reunindo tudo o que Maomé declarou ter ouvido diretamente de Deus.
Nele aparecem nomes conhecidos dos judeus e dos cristãos: ADÃO, EVA, NOÉ, ABRAÃO, MOISÉS, MARIA, JESUS.
No CORÃO, alguns livros da Bíblia são mencionados e considerados revelações divina - como  O PENTATEUCO, OS SALMOS E OS EVANGELHOS.
Nele também se conta a vida de Jesus, que os muçulmanos acreditam que virá uma segunda vez à Terra.
Na doutrina Islâmica, Jesus é considerado um dos maiores mensageiros de Deus para os seres humanos.
Nos ensinamentos de Maomé, também se fala em céu e inferno, além de um lugar intermediario,que alguns muçulmanos chamam de purgatório e outro, de limbo
NO CORÃO também são mencionados anjos e demônios, além dos DJINS, seres sobrenaturais em que os árabes já acreditavam antes de aparecer o islã..
Mais do que um livro religioso, o Corão é também um código de leis civis e penais. Apresenta ainda normas de comportamento individual e social e instruções sobre os mais variados assuntos.
Os ensinamentos do Corão e da Suna, interpretados pelos líderes religiosos, regulavam o cotidiano dos islamâmicos. Por exemplo, antes de cada uma das cindo orações diárias, todos muçulmano deveria realizar um ritual de purificação.

AS MULHERES

As normas religiosas interferiram também na vestimenta . As mulheres por exemplo, deveriam se vestir de forma que não traísse a atenção dos homens.
Assim, introduziu-se em alguns lugares o xador, uma veste que envolve o corpo todo, com exceção dos olhos.
Em outros locais as mulheres passaram a usar roupas semelhantes às túnicas masculinas e, na cabeça, um lenço que deixava só o rosto à mostra.
Tanto nas mesquitas como no espaço doméstico as mulheres deviam ocupar locais separados dos destinados aos homens.
Especialmente nas casas ricas, as mulheres ficavam numa parte da moradia reservada a elas, o harém.

Religião e alimentação
Entre os preceitos islâmicos, estava a proibição de comer carne de animais considerados impuros, que teiam sido criados pelos espíritos maus: répteis, insetos, aves de rapina e todos os carnívoros.
Os porcos a princípio não entrava nessa lista, mas sob a influência de outros povos - que acreditavam que a carne desse animal causava doenças - os islâmicos baniram a carne suína da alimentação.
Para comer a carne de um animal considerado puro ( em geral, herbívoro ) , o fiel tinha de seguir esta prescrição: o animal deveria ser abatido por um muçulmano ou seja, todo o sangue deeveria ser retirado do corpo do animal.
Assim na alimentação dos muçulmanos a carne acabava sendo relegada a segundo plano.
Eles comiam muito pão com pastas feitas de mel, amêndoas e outras frutas.
Apreciavam também os legumes, em especial a beringeja, e diversas variedades de feijão verde e seco.
Na sexta-feira, era comum os fiéis mesmo os camponeses e pequenos artesãos, receberem um amigo para jantar.
O dono da casa fazia uma oração para Alá  e em seguida sua esposa servia ao visitante os melhores pratos de que dispunha: em geral um pouco de carne caprina para sair da rotina e um bom vinho que, apesar de proibido pelo Corão, foi liberado pela maioria dos califas.
Atualmente, os muçulmanos devem seguir a determinação do Corão de não consumir bebidas alcóolicas. 



Os árabes e a matemática

O sistema de numeração do nosso dia dia foi inventado na Índia mas os árabes que o aperfeiçoaram e divulgaram; por isso é chamado de indo-arábico, daí também os numeros que usamos serem chamados de algarismos arábicos.
"Os romanos tinham um sistema de numeração que  (...) não permitia operações complexas. Era possível adicionar e subtrair, mas era muito difícil realizar operações que nos parecem elementares, como a multiplicação e a divisão (...) Os romanos nunca chegaram, de fato, à idéia que está na base do sistema de numeração arábico: o valor de um algarismo, inclusive o zero (...) depende do lugar que ocupa em um número; por exemplo no número 222, o algarismo 2 representa sucessivamente duzentos, vinte e dois, isto é centrana, dezena, unidade".
FRUGONI, Chiara. Invenções da Idade Média
Foi o matemático árabe AL-KHWARISMI quem primeiramente utilizou os algarismos indo-arábicos.

Alquimia

Por meio da prática da alquimia ( estudo das substâncias a fim de produzir o elixir da longa viida. A palavra deriva do árabe alkimya), os árabes inventaram o sabão e descobriram novos compostos, como o álcool e o ácido sulfúrico, que têm hoje várias aplicações na indústria; tais avanços contruibuíram para o desenvolvimento da Qumica como ciência.
Na literatura, os árabes muçulmanos revelaram-se imaginosos, como se pode concluir lendo As mil e uma noites, coletânea de histórias persas, chinesas e árabes mundialmente conhecidas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Além da radiação solar ativar a consciência humana, como acontece com a fotossíntese; graças ao CAMELO (que foi domesticado em torno de 900 a.C.) o Oriente emergiu para uma era de conhecimento, e descobertas, bem antes da Europa, e das Américas...
Lisandro Hubris